Veículo movido a Biometano

Em parceria entre a Itaipu Binacional, a empresa austríaca Spirit Design e o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), lançaram veículo movido a biometano que promete revolucionar o agronegócio

Um carro capaz de carregar materiais e insumos, com potencial para diminuir em até 50% os custos de operação e, ainda por cima, eliminar até 70% menos o gás carbônico no meio ambiente. Esse é o CH4PA, um projeto desenvolvido para atender especialmente às necessidades do agronegócio brasileiro.

O desenho e o desenvolvimento da máquina foram planejados em parceria pela CIBiogás com a empresa austríaca Spirit Design, recursos da ADA (Agência de Desenvolvimento Austríaca) e o apoio da Itaipu Binacional e da Fpti (Fundação Parque Tecnológico Itaipu).

O veículo usa como combustível o biometano, oriundo do biogás, que é gerado a partir da transformação de resíduos industrias e naturais. O utilitário leva esse nome graças à substância CH4, principal componente do biogás, e é adaptável às inúmeras funções no campo.

Resultado de uma parceria internacional voltada à inovação e ao desenvolvimento sustentável no agronegócio, o CH4PA surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes. O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para os agricultores familiares.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?