Revista Biomais

Tecnologia para peletts

EMPRESA PIONEIRA NA FABRICAÇÃO DE PELETIZADORA CONTINUA INOVANDO COM A TECNOLOGIA TWIN TRACK

De origem norte-americana, a CPM iniciou sua história como fabricante de prensas manuais voltadas para o mercado de vinhos, e hoje, desenvolve equipamento para pellets de madeira e outras aplicações do mercado que garante melhor rendimento com tecnologias inovadoras no setor. Presente no Brasil, com uma unidade para atender a América do Sul, a empresa é reconhecida pelos produtos que atendem as demandas de todas as aplicações possíveis da indústria de processamento com máquinas resistentes e confiáveis. Com sede em Waterloo, Iowa – EUA (Estados Unidos da América), a CPM projeta e fabrica uma ampla variedade de peletizadoras, equipamentos de processamento de sementes oleaginosas, extrusoras de dupla rosca e equipamentos térmicos em escala industrial. Pioneira na fabricação de equipamentos e com mais de 80 anos de mercado, a CPM foi responsável pela fabricação da primeira peletizadora comercial do mundo, em 1931 e desde então, vem liderando projetos e fabricando peletizadoras de qualidade mundial com os menores custos operacionais e o maior valor agregado a longo prazo. Para a área de pellets de madeira, um dos diferenciais da empresa é o Twin Track, um equipamento da linha Pellet Mill que apresenta uma tecnologia que transforma o processo de produção, garantindo redução no consumo de energia, qualidade do pellet e aumento da capacidade da peletizadora.

PESQUISA PARA EVOLUIR

A tecnologia Twin Track representa um avanço significativo na produção de pellets, oferecendo uma solução inovadora que aumenta a capacidade de produção e reduz a pegada de carbono. A criação desta tecnologia foi motivada pela necessidade de otimizar o processo de peletização, tornando-o mais eficiente e sustentável. A Twin Track foi desenvolvida pela CPM, empresa pioneira no setor de peletizadoras. Através de uma pesquisa extensiva e testes rigorosos, a equipe de engenheiros da CPM identificou que o uso de dois rolos com trilhos independentes poderia melhorar significativamente a eficiência do processo. Cada rolo executa um único e longo impulso por revolução da matriz, diferentemente das máquinas convencionais de dois ou três rolos, que realizam múltiplos impulsos. Além disso, o aumento de 43% no número de furos em cada matriz permite uma camada mais ampla de material, resultando em um maior número de pellets por revolução.

MELHORES RESULTADOS

Os resultados dos testes em operações reais de moinhos mostraram que a Twin Track pode reduzir o consumo de energia em até 240.000 kWh (quilowatts por hora) por ano por peletizadora, com uma correspondente redução de emissões de CO2 (gás carbônico) de até 96.240 kg (quilogramas) por ano, para uma operação de 6 toneladas por hora e 8 mil toneladas por ano. Além disso, a tecnologia proporciona uma melhoria no tempo de retenção dentro da matriz, permitindo um controle mais eficaz sobre a pressão, temperatura e tempo de retenção – fatores críticos para a qualidade dos pellets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *