Revista Biomais

PRODUÇÃO COMPLETA

EMPRESA INVESTE EM LINHA COMPLETA DE EQUIPAMENTOS COM TECNOLOGIA CHINESA PARA PRODUÇÃO DE PELLETS DE BIOMASSA DE MADEIRA

O aproveitamento de resíduos da indústria da madeira para gerar um novo produto com valor agregado tem crescido no país. A produção de pellets tem se destacado no mercado e proporciona a expansão de empresas que passam a atuar com este novo produto, paralelo a sua atividade principal. A empresa Palettimber, localizada na região de Guarapuava (PR), que há 20 anos trabalha com exportação de embalagem de madeira de pinus, iniciou a produção de pellets recentemente, com uma linha completa de equipamentos importados da China pela JSIC Comex, empresa de importação e exportação com serviços comerciais entre Brasil e China.

INVESTIMENTO NA PRODUÇÃO

Com este investimento a Pallettimber está diversificando e expandindo sua atuação, colocando novo produto no mercado. O pellet é um tipo de biocombustível sólido de origem renovável que tem sido muito usado para aquecimento, como recurso energético, principalmente nos EUA (Estados Unidos da América) e países da Europa. Os resíduos da serraria que antes eram descartados como serragem, maravalha e cavaco hoje estão sendo peletizados e se transformam em um novo produto.

Com a matéria-prima já disponível, resíduo da atividade de embalagens de madeira de pinus, a empresa investiu na aquisição de quatro equipamentos para produção de pellets, utilizando principalmente a serragem e o cavaco seco. “Nossaatividade principal é o mercado de exportação de madeira, mas agora estamos focando no pellet, aproveitando o resíduo seco da nossa atividade. Nosso pellet é 100% pinus”, afirma Luiz Donizete dos Santos, gerente de produção e gerente comercial da Palettimber. Com os pellets, a empresa está atuando no segmento de aquecimento para aviários, está buscando a certificação necessária para entrar no mercado internacional e planeja entrar no mercado de PETs com a marca de pellets GranoCare. A expectativa da empresa é em 3 anos ter retorno do investimento realizado.

LINHA COMPLETA

A Pallettimber adquiriu os equipamentos que representam a linha completa para produção do pellet, o que inclui esteiras, moinho de martelo modelo SFSP 66*70, Peletizadora JNMX630 – 132KW, Resfriador de Contra Fluxo YLQJ4 e a Ensacadeira 0.37+0.37 KW 15-25 Kg/saca. O equipamento tem capacidade para produção de 15 toneladas diárias de pellets. “Iniciamos a atividade com pellets em 31 de julho e em 15 dias já estávamos com a produção total. Estamos bastante satisfeitos com a tecnologia do equipamento, que faz todo processo. O pellet sai embalado conforme as especificações que determinamos. O equipamento tem respondido muito bem nossas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *