Revista Biomais

Primeiro avião comercial movido a hidrogênio deverá ser lançado em 2035

Projeto da Airbus envolve o desenvolvimento de diferentes tecnologias de propulsão e de um ecossistema de produção e fornecimento do combustível sustentável

A Airbus tem meta de apresentar ao mundo o primeiro avião comercial movido a hidrogênio em 2035. A empresa está explorando diferentes configurações e tecnologias e preparando um ecossistema para produzir e fornecer o combustível limpo.

A companhia estabeleceu a joint-venture Airbus Aerostack com a fornecedora de peças automotivas ElringKlinger AG para desenvolver células de combustível como componente central de um sistema de propulsão elétrico.

O projeto de aviação descarbonizada da empresa, denominado ZEROe, conta com quatro conceitos e todos eles fazem uso do hidrogênio. No modelo de combustão de hidrogênio, as turbinas e sistemas são abastecidos com hidrogênio de forma similar as aeronaves funcionam atualmente.

Um segundo método, com células de hidrogênio, utiliza motores totalmente elétricos e representa uma completa inovação em relação ao modelo atual de aviação. A Airbus destaca ainda que essas duas tecnologias podem trabalhar de forma complementar.

Os quatro conceitos de aeronaves a hidrogênio da Airbus:

Turbofan

Autonomia: + 2 mil milhas náuticas

Passageiros: <200

A propulsão é feita por dois motores Turbofan híbridos de hidrogênio. O armazenamento do combustível líquido e o sistema de distribuição estão localizados atrás da antepara de pressão traseira.

Turboprop

Autonomia: + 1 mil milhas náuticas

Passageiros: <100

Propulsão realizada por dois motores Turboprop híbridos de hidrogênio, que acionam hélices de oito pás. O armazenamento do combustível líquido e o sistema de distribuição estão localizados atrás da antepara de pressão traseira.

Blended-Wing Body (BWB)

Autonomia: + 2 mil milhas náuticas

Passageiros: <200

Esse conceito pode ser traduzido como “corpo de asa mesclada”. A aeronave conta com um interior excepcionalmente grande, oferecendo múltiplas opções para armazenamento e distribuição do hidrogênio. Os tanques de combustível ficam localizados abaixo das asas. A propulsão é feita por dois motores Turbofan híbridos.

Conceito 100% elétrico

Autonomia: + 1 mil milhas náuticas

Passageiros: <100

Lançado em 2020, esse conceito é baseado em um sistema de propulsão totalmente elétrico abastecido por células de combustível.

Ecossistema

Para permitir que aviões façam uso do hidrogênio, primeiro é preciso que esse combustível seja produzido, transportado e armazenado na quantidade e local adequados, no tempo e no custo corretos. A fabricação e uso também precisam ser regulados e certificados.

A Airbus defende que o estabelecimento de uma infraestrutura de hidrogênio em aeroportos é pré-requisito para viabilizar o ganha de escala e a adoção deste tipo de aeronave. A empresa afirma estar formando parcerias com produtores, distribuidores, aeroportos e linhas áreas para desenvolver o ecossistema correto para operar um avião comercial movido a hidrogênio em 2035.

Descarbonização e hidrogênio verde

O combustível mais utilizado por aviões é o querosene de aviação, um derivado de petróleo. Em 2022, ao setor respondeu por cerca de 2% das emissões globais de CO2 relacionadas ao uso de energia, indica estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Nas últimas décadas, as emissões das viagens aéreas registraram crescimento mais rápido do que o transporte rodoviário, de trilhos e marítimo.

Uma resposta para essa questão pode ser o hidrogênio verde. O hidrogênio é um elemento abundante que pode ser utilizado como combustível limpo, pois ele não produz gases poluentes, gás carbônico (CO2), mas apenas vapor d’água. Porém, o processo para obter esse produto faz uso intensivo de energia, que muitas vezes é originária de uma fonte fóssil, como o gás natural.

O processo utilizado para isolar o hidrogênio do oxigênio em uma molécula de água chama-se eletrólise. Esse processo é feito com uma corrente elétrica que faz a separação entre o hidrogênio e a água. Caso essa eletricidade venha de uma fonte de energia renovável, como a energia solar e eólica, podemos chamar esse elemento de hidrogênio verde.

O hidrogênio verde é considerado um insumo essencial no combate às mudanças climáticas, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição energética. Ele é visto como uma solução para descarbonizar setores de difícil eletrificação, como a aviação.

Fonte: Portal Solar. https://www.portalsolar.com.br/noticias/tecnologia/mobilidade-eletrica/primeiro-aviao-comercial-movido-a-hidrogenio-devera-ser-lancado-em-2035

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