A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) convocou Membros em Abu Dhabi para sua vigésima quinta reunião do Conselho para delinear medidas acionáveis para acelerar uma transição energética justa e inclusiva, seis meses antes do 28ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP28), que será realizada este ano nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
A reunião bianual de dois dias da IRENA, com Antígua e Barbuda como presidente e os Estados Unidos da América como vice-presidente, mostra como cada membro está trabalhando para aumentar a capacidade global de energia renovável, após as crises energéticas e geopolíticas em andamento .
Falando antes da reunião do conselho, o diretor-geral da IRENA, Francesco La Camera, disse: “A colaboração na comunidade internacional nunca foi tão importante. A vigésima quinta reunião do Conselho da IRENA oferece uma oportunidade bem-vinda para a Agência avaliar como estamos progredindo e identificar as ações necessárias para garantir que permaneçamos ágeis e responsivos às necessidades de nossos membros.”
“Ao nos reunirmos aqui nos Emirados Árabes Unidos, anfitrião da COP28, esta reunião do Conselho da IRENA produzirá novos insights e ideias sobre como podemos tornar este ano um ponto de virada para a transição energética global”, acrescentou.
De sua parte, o Representante Permanente Adjunto de Antígua e Barbuda nas Nações Unidas e Presidente do Conselho da IRENA, Sr. Tumasie Blair, disse: “Os eventos globais nos últimos tempos pioraram os desafios enfrentados por muitas nações, incluindo pequenos estados insulares em desenvolvimento como Antígua e Barbuda. À medida que nos aproximamos rapidamente da COP28, as reuniões do órgão de governo da IRENA como este Conselho nos apresentam uma oportunidade de avaliar e realinhar nosso curso de ação para garantir que permaneçamos ágeis diante do monumental desafio climático que temos pela frente.”
A reunião do Conselho deste ano investiga as questões prementes no topo da agenda de clima e desenvolvimento sustentável, incluindo a necessidade de aumentar a implantação da capacidade de energia renovável, mobilizar o financiamento da transição energética e aumentar os esforços de mitigação e adaptação.
A vigésima quinta reunião do Conselho também examina o status global da energia geotérmica, materiais críticos e as descobertas preliminares da Preview of the World Energy Transitions Outlook 2023 da IRENA . Isso mostra que a escala e a extensão da mudança alcançada em todos os setores até o momento estão muito aquém do necessário para permanecer no caminho de 1,5 ° C.
Fonte: Irena