Porto Rico 100% Renovável

Projeto de lei do porto-riquenho pretende que toda a energia gerada no país seja de fonte renovável

Porto Rico está caminhando para se tornar totalmente operacional em energia renovável. Em legislação assinada em março, a ilha se comprometeu a ter energia 100% renovável até 2050. A Lei de Política Pública de Energia de Porto Rico (SB1121) deverá passar por aprovação do governador Ricardo Rosselló.

Se aprovada, a lei colocará Porto Rico ao lado de Havaí e Califórnia, outros Estados norte-americanos que se comprometeram energia 100% renovável. A proposta já conta com o apoio da SESA-PR (Associação de Armazenamento de Energia Solar e Solar de Porto Rico).

“Os formuladores de políticas escutaram a contribuição dos líderes da indústria de energia solar e de armazenamento em todas as etapas do processo, ao mesmo tempo em que desenvolvem essa legislação histórica”, diz PJ Wilson, presidente da SESA-PR.

“O SB1121 elimina muitas das barreiras que frustraram a implantação de energia solar em todos os níveis durante anos e cria uma visão clara para aumentar a energia limpa, mas a implementação da lei exigirá uma forte colaboração contínua à medida que a rede de energia de Porto Rico for transformada de uma dependência 97% de combustível fóssil importado para 100% de energia limpa local”, completa.

A nova legislação estabelece um padrão de portfólio de energia 100% renovável até 2050, proibição de usinas de carvão a partir de 2028, prevê interconexão automática à rede de sistemas de energia solar abaixo de 25 kW (kilowats) e reduz o tempo de aprovação para 90 dias para projetos solares comerciais e industriais. Além disso, a lei cria uma janela de cinco anos de compensação total para a geração de energia solar dos consumidores e simplifica o licenciamento de projetos públicos em escala.

O governador Rosselló expressou apoio a planos de energia 100% renovável como parte de sua visão e plano de recuperação da ilha após o furacão María, segundo informações do SESA-PR.

Leia mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?