Revista Biomais

PL que incentiva uso de biomassa para geração de energia renovável em Goiás deve ser sancionado

Iniciativa recebeu aval definitivo do Plenário e agora aguarda aprovação do governador Ronaldo Caiado

O Projeto de lei 3918/19, o qual incentiva o uso de biomassa para geração de energia renovável em Goiás está prestes a ser sancionado. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o documento aguarda agora a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) para fomentar a produção de energia limpa por biomassa no estado.

Ao ser sancionado, o PL será responsável por instituir as diretrizes para a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração e Cogeração de Energia Renovável. Para Cruvinel o apoio ao uso de biomassa funcionará como um excelente meio de diversificação da matriz energética do estado, visto que ela necessita cada dia mais de carga para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento.

“Neste sentido, a propositura busca fomentar a produção de energia renovável, por considerar seu relevante potencial de geração e suas vantagens, como a pouca poluição emitida e a não emissão de dióxido de carbono, conforme o ciclo natural de carbono neutro” explica a Agência Assembleia de Notícias.

Além disso, o parlamentar também comenta que a iniciativa pretende fomentar o uso da biomassa, já que ela se trata de uma fonte alternativa altamente viável, assim como eficiente resposta às variações de procura elevada e baixo custo. “Afinal, a biomassa sólida é extremamente barata, as suas cinzas são menos agressivas para o ambiente, além de causar menor corrosão dos equipamentos como caldeiras e fornos” afirma ele em nota.

O deputado destaca que as parcerias elencadas, bem como os incentivos estatais descritos no projeto de lei, beneficiarão a todo povo goiano por meio da ampliação da matriz energética do estado, de maneira renovável e sustentável. “Além de reafirmar o compromisso de Goiás para com o incentivo à produção de energias ecologicamente corretas, com vistas a uma sociedade sustentável e com consciência ecológica”, pontua. Ao ser aprovado por todos os parlamentares da Assembleia, o PL agora aguarda o sancionamento através do governador do estado para ser colocado em prática.

Potência Goiano para produção de Biomassa

O PL que está prestes a ser sancionado vem de encontro com o potencial do estado para a geração de biomassa. De acordo com a Embrapa o estado está entre os cinco estados com alto potencial energético devido sua diversidade de fontes. Por lá é possível encontrar florestas energéticas, óleos vegetais, cana-de-açúcar e resíduos.

Fonte: Biomassa BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *