A montadora alemã Sono Motors anunciou que vai o lançar o primeiro SUV elétrico coberto por painéis solares do mundo, no mercado europeu em meados de 2023.
Mas, o próximo ano vai ter mais opções de carros elétricos movidos à energia solar: uma delas é o Squad, um pequeno veículo projetado para áreas urbanas e que pode levar até 2 pessoas.
A proposta é bem diferente de um SUV, veículo maior e mais caro. O pequeno veículo tem o tamanho de um carrinho de golfe e foi projetado para ser leve e eficiente. Um painel solar relativamente pequeno na parte superior garante uma autonomia de até 31 km, sem uso de baterias, em um dia ensolarado.
Considerando o armazenamento de energia em baterias, a autonomia cresce. O Squad tem dois motores traseiros nas rodas de 2 kW que alimentam quatro baterias de 1,6 kWh que podem ser trocadas rapidamente. O veículo pode rodar até 100 km com uma única carga com todas as quatro baterias, com uma velocidade máxima de 45 km/h.
O lançamento nos EUA já tem data e local: o Squad vai ser apresentado no começo de 2023, em evento da indústria de tecnologia CES, em Las Vegas.
Carro solar percorre 1.000 km com uma única carga Carro elétrico solar é capaz de rodar por meses sem recarga Estudantes criam carro solar mais eficiente do Reino Unido
“Estamos vendo um enorme interesse dos EUA, especificamente para mercados como plataformas de compartilhamento, condomínios fechados, campi, resorts, terrenos corporativos, hotéis, parques de diversões e serviços no centro da cidade”, disse o co-fundador da Squad Mobility, Robert Hoevers.
A Squad Mobility foi fundada em 2019 por Hoevers e Chris Klok, que já haviam trabalhado na Lightyear, outra empresa que produz veículos elétricos movidos a energia solar com grande autonomia.
Com o Squad a dupla propõe uma mobilidade urbana mais acessível. O veículo foi lançado na Europa em maio o “primeiro carro urbano solar do mundo”. No site da marca, os valores para de diferentes modelos variam de € 6.250 a € 9.300, o que torna o carro um concorrente mais cômodo e seguro para motos, scooters e bikes elétricas.
Marca lança bikes elétricas dobráveis e leves Simples e de baixo custo, conheça a nova scooter elétrica da Honda Yamaha lança scooter elétrica para mobilidade urbana
“O SQUAD é otimizado para plataformas de compartilhamento. Ele foi projetado para suportar o desgaste do uso pesado. O pequeno veículo de dois lugares é fácil de acessar, operar e estacionar”, garantem os fabricantes.
A ideia da é atender moradores de áreas urbanas que queiram se deslocar sem emitir gases de efeito estufa, de forma mais econômica e simples, com facilidade para estacionar, por exemplo. O carro tem apenas dois metros de comprimento, o que garante 3 vagas em um espaço de estacionamento médio.
Outras facilidades oferecidas pelo mini carro solar são um espaço para levar pequenos volumes atrás dos bancos, porta-copos, painel com espaço para um laptop e com um encaixe para smartphone com carregamento USB, além de ar condicionado em uma das versões.
A estrutura tem rodas e pneus que ficam localizados além da carroceria na frente e atrás, funcionando como para-choques, evitando o contato da lataria com outros veículos ou meio-fios na hora de manobrar ou estacionar.
A segurança, outra preocupação no trânsito caótico das cidades, vem com uma gaiola reforçada, cintos de segurança e bancos com apoio de cabeça. A estabilidade também está garantida, graças à largura e baixo centro de gravidade – uma vantagem em relação à motos e scooters elétricas.
Carro-conceito elétrico quer unir simplicidade e sustentabilidade Película gera energia solar para veículos elétricos Novos ônibus elétricos começam a ser testados em Curitiba. Índia expande frota de veículos elétricos com ciclomotores e triciclos.
Fonte: Absolar