Revista Biomais

Maior parque eólico do Brasil e América Latina será ampliado pela segunda vez

Brasil se destaca em energia limpa e avança em novas gerações de fontes renováveis

Começaram neste mês as obras de ampliação do complexo Lagoa dos Ventos V (399 MW), a segunda expansão do maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul. A previsão de conclusão é em 2024.

A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, está investindo cerca 2,5 bilhões de reais na construção, que fica no município de Dom Inocêncio, no Piauí.

A primeira ampliação do complexo eólico Lagoa dos Ventos, iniciada em 2020, já está parcialmente em operação e a expectativa é de que esteja 100% concluída até o fim do ano. Atualmente, o complexo possui cerca de 1 GW em funcionamento e, quando estiver totalmente pronto, terá capacidade instalada superior a 1,5 GW.

A previsão é de que o parque eólico Lagoa dos Ventos V seja composto por 70 aerogeradores. Quando estiver em plena operação, será capaz de gerar cerca de 1.670 GW por ano, evitando a emissão de mais de 910 mil toneladas de CO₂ na atmosfera anualmente.

Com a segunda expansão de Lagoa dos Ventos, a capacidade instalada total do complexo atingirá mais de 1,5 GW, com 372 aerogeradores capazes de gerar mais de 6,7 TWh por ano e evitar a emissão de mais de 3,6 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera a cada ano.

Fonte: CNN – Diego Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *