Revista Biomais

Infinium inicia produção comercial de e-diesel (sem petróleo) no Texas

Produzido com hidrogênio verde e CO2 capturado, eletrocombustível irá abastecer frota de caminhões da Amazon

A primeira planta de e-combustível em escala comercial do mundo começou a operar em Corpus Christi, no Texas (EUA), no final de março, produzindo e-diesel a partir de hidrogênio verde e CO2 capturado.

Com um pouco de atraso – a previsão era que o e-combustível estivesse disponível no final de 2023 – a entrada em operação do projeto Pathfinder, da Infinium, marca o início dos testes de viabilidade prática dessa alternativa para a descarbonização do transporte pesado e de longa distância.

O e-diesel irá abastecer os caminhões que fazem a logística de distribuição da Amazon nos EUA. A estratégia faz parte do compromisso da multinacional em zerar as emissões de carbono até 2040.

Os e-combustíveis da Infinium são com dióxido de carbono (CO2) capturado e hidrogênio obtido a partir da eletrólise com energia renovável. O processo patenteado produz combustível sustentável de aviação (e-SAF), e-diesel e e-nafta, com “emissões ultrabaixas”, afirma a empresa.

Embora despontem como um potencial substituto dos derivados de petróleo para caminhões, aviões e navios – onde a eletrificação ainda é bastante desafiadora – os eletrocombustíveis têm suas próprias barreiras a superar.

Primeiro porque dependem de hidrogênio verde, cuja oferta global ainda é menor que 2% de todo o H2 produzido.

Segundo, o custo de produção é alto e para ser atrativo para os consumidores – as grandes empresas logísticas – depende de políticas e fundos de incentivos, além de prêmios verdes.

Estudo do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK, em alemão) aponta que os e-combustíveis serão escassos por muito tempo.

Até meados de 2023, o PIK identificou que cerca de 1% dos quase 60 novos projetos anunciados até 2035 tinham decisão final de investimento.

Para se ter uma ideia de quão no início esse negócio está: a única outra instalação de e-combustível operacional no mundo é o projeto piloto Haru Oni da HIF Global, no Chile, que há um ano enviou pouco mais de 24 mil litros de e-gasolina para testes nos carros de corrida da Porsche no Reino Unido.

Fonte: Agência EPBR. https://epbr.com.br/infinium-inicia-producao-comercial-de-e-diesel-sem-petroleo-no-texas/

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