O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), em parceria com a Neoenergia, inaugurou sua usina de geração de energia solar no mês passado.
Cerca de R$ 1,7 milhão foi investido na instalação das 910 placas que fazem parte do sistema de geração energética da unidade, localizada no bairro de Santo Amro, região central do Recife.
Estima-se que as placas solares fornecerão 23,4% da energia elétrica do hospital, gerando economia de R$ 50 mil mensalmente. O valor economizado, segundo a direção do hospital, será integralmente destinado na recuperação dos pacientes atendidos pela instituição.
Placas fotovoltaicas no Hospital de Câncer de Pernambuco – Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
De acordo com Saulo Cabral, presidente da Neonergia, a nova usina do HCP já é a maior administrada pela empresa de energia elétrica em Pernambuco.
“Isso permite que o trabalho do HCP possa continuar, que o benefício para a sociedade possa ser estendido, além de tantas outras parcerias que precisam ser feitas com instituições de relevância como o HCP”, afirmou ele, ao falar da iniciativa que aliviará as contas da instituição.
O hospital atende diariamente cerca de mil pessoas e é responsável pelo tratamento de quase metade dos pacientes com câncer no Estado. A superintendente do HCP, Claudia Barbosa, reforça a importância da iniciativa para a continuidade dos trabalhos no hospital.
“A destinação, que veio a partir da parceria com a Neonergia Pernambuco, reverte para o tratamento oncológico dos nossos pacientes. Proporciona sustentabilidade ambiental e também financeira para uma instituição filantrópica”, ressaltou.
Neste mês de dezembro, o Hospital de Câncer de Pernambuco deu início a uma campanha para financiar a reforma da Enfermaria Santa Águeda. A área possui 54 leitos e realiza 800 atendimentos mensais, entretanto não passa por requalificações há mais de trinta anos.
Fonte: ABSOLAR