Revista Biomais

CAVACO DE MADEIRA

BIOMASSA COM ALTO PODER ENERGÉTICO E BAIXO CUSTO

pinus e eucalipto se tornaram uma espécie de florestas de energia, devido a utilização de seus resíduos que contribuem para a reduçãode CO2 (gás carbônico) na atmosfera. O cavaco de madeira é um desses produtos que tem ganhado o mercado. Eficiente produtor de energia e com fácil armazenamento, o cavaco de madeira é uma biomas- sa que tem sido muito utilizada para gerar energia térmica em diferentes indústrias, por meio da queima em caldeira.

Com baixo custo de mercado, alta produtividade material sustentável, o cavaco de madeira se tornou um importante combustível nestes tempos em que reduzir a emissão de CO2 e praticar ações mais susten- táveis tem se tornado cada vez mais importante.

Devido a quantidade de energia liberada em sua queima, que pode ser resumida em calor, o cavaco é utilizado como combustível nas fornalhas das caldeiras, que produzem vapor em alta pressão e temperatura, alimentando turbogeradores e produzindo energia elétrica de forma eficiente e com baixo custo operacional.

COMO SE OBTÉM

O cavaco é gerado por meio da trituração em pi- cadores de faca e/ou martelos, resíduos de serrarias, e ponteiras de árvores de eucalipto, pinus, acácia-negra, entre outras espécies. A partir da colheita de florestas destinadas ao mercado madeireiro e de refloresta- mento é retirado após a derrubada das árvores e a separação em toras, que são por sua vez picadas e transformadas em cavaco.

Para se obter cavaco de madeira de qualidade é preciso se atentar ao tipo de corte, ao tronco granu- lometria e quantidade de insumos, como galhos e folhas. E ainda observar o período de secagem, que, normalmente, deve ser entre quatro a seis meses, sem ramos e folhas, antes do seu destroçamento ou picagem.

Este tipo de biomassa é cultivado em larga escala nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, e co- labora para a redução do uso de florestas nativas, além de contribuir também com a geração de empregos e a diversificação das fontes energéticas locais.

Dessa forma, o cavaco de madeira se torna uma

das fontes energéticas mais eficientes e baratas no momento para geração de energia.

TIPOS DE CAVACO

Podemos dizer que existem três tipos de cavaco de madeira que se diferenciam pela produção e umi- dade que carregam:

  • No tipo I, o cavaco de madeira é feito pela tritu- ração de galhos, folhas, cascas, copas de árvores e até árvores inteiras. Devido às diferentes partes inseridas, esse material possui umidade próxima a 50%, poden- do influenciar no valor de venda. Seu destino, geral- mente, são as caldeiras de médio e grandes indústrias, a fim de gerar combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *