Já imaginou que seria possível um avião passar quase um mês direto no ar? Pois isso não é ficção científica. Graças à energia solar, isso é realidade.
O Airbus Zephyr S, ficou 26 dias seguidos no ar e bateu o recorde de voo não tripulado mais longo. Os dados do voo que foram divulgados pela Airbus, mostraram que a aeronave partiu de um campo de teste no estado do Arizona (EUA) para Belize, na América Central, e depois voltou, resultando em quase um mês de voo.
O Airbus Zephyr S utiliza apenas a luz do sol para se abastecer. A aeronave possui baterias recarregáveis, que a mantém no ar quando há pouca geração de energia, como em dias nublados ou à noite. Por isso, não é necessário que o avião pouse para abastecer, como acontece com os voos comerciais.
Diferente de uma aeronave usada para o turismo, esse avião é não tripulado e voa em grandes altitudes para evitar o clima adverso e o tráfego aéreo comercial. Além do diferencial de ser movido à energia solar, o Airbus ainda pode ser controlado praticamente de qualquer lugar do mundo, ainda que sua base esteja há milhares de quilômetros de distância.
Fonte: Absolar