Santa Catarina cria ônibus movido à energia solar
Pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) desenvolveram um ônibus inteiramente movido à energia solar e se chama “eBus”. O projeto existe desde 2015 e foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O transporte, que já rodou 100 km, é feito com tecnologia vinda de empresas brasileiras do consórcio WEG/Marcopolo/Eletra. Além de trazer ar-condicionado e Wi-Fi no veículo, ele conta com duas mesas de reunião, tomadas em todas as poltronas e deve transportar apenas passageiros sentados.
Em entrevista ao portal ECOA, do UOL, o professor Ricardo Rüther, que fez parte do projeto, explica como ele foi criado: “o ‘eBus’ foi construído ao longo de 2016 e entregue em dezembro daquele ano. Começou a operação regular em 2017, realizando cinco viagens por dia, rodando 40 mil km por ano entre os anos de 2017, 2018 e 2019. No início de 2020, no entanto, com a pandemia da COVID-19, o ‘eBus’ foi estacionado na garagem do Sapiens Parque (um parque de inovação em Florianópolis) e ficou parado até o início deste ano, quando retomamos o projeto, completando os 120 mil km rodados — o equivalente a três voltas na terra”.
Por Fabiano Rossi Jr., da redação.