Uso de energia sustentável pauta ações de 6 em cada 10 indústrias na região de Campinas, diz Ciesp

Levantamento da regional mostra que 13% dos entrevistados já utiliza fontes renováveis, e outros 47% estudam projetos para implantação; apenas 7% das companhias dizem não ter intenção de mudanças.

O uso de fontes de energia renováveis é pauta para 6 em cada 10 empresas da região de Campinas (SP) . É o que aponta uma pesquisa da regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgada nesta terça-feira (27).

Segundo o levantamento, enquanto das empresas ouvidas destacaram que já utilizam energia sustentável em suas linhas de produção, outras 47% garantem que estão desenvolvendo projetos para a utilização de fontes de energia limpa e renovável.

A chamada transição energética, que envolve a mudança de uso de combustíveis fósseis para fontes mais limpas e renováveis, é pauta mundial diante dos impactos das mudanças climáticas.

Para José Henrique Toledo Corrêa, diretor do Ciesp-Campinas, esses dados mostram a preocupação das indústrias com a autonomia energética

“Isso está relacionado com a busca por sustentabilidade, através de energia limpa. Outro aspecto é que essas empresas podem até ganhar algum dividendo, vendendo futuramente a sua energia excedente”, pontua Corrêa.

E o levantamento feito pelo Ciesp, inédito na região, aponta que apenas 7% das companhias que responderam a pesquisa afirmaram não ter intenção de usar energia sustentável . Outros 33% destacaram não ter ainda uma avalição sobre o tema.

Ainda de acordo com a pesquisa, a energia elétrica convencional á a principal fonte de alimentação da indústria na região de Campinas, respondendo por 86% da matriz energética, enquanto 7% já fazem uso de energia solar fotovoltaica. Outros 7% informaram não ter avaliação sobre o tema.

Ciesp Campinas As 590 empresas associadas ao Ciesp Campinas movimentam média de R$ 53 bilhões por ano, e empregam 97,9 mil colaboradores.

Elas estão distribuídas pelos municípios de Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Campinas (SP), Conchal (SP), Estiva Gerbi (SP), Holambra (SP), Hortolândia (SP), Itapira (SP), Jaguariúna (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Paulínia (SP), Pedreira (SP), Santo Antonio de Posse (SP), Serra Negra (SP), Sumaré (SP) e Valinhos (SP).

Os setores de atuação delas são: Metalúrgico; Farmacêutico; Alimentos; Têxtil; Mecânico; Madeireiro; Bebidas; Gráfico; Construção; Calçados; Autopeças e Transporte; Elétrico, Eletrônico e de Comunicação; Borracha; Mobiliário; Papel e Papelão; Químico e Petroquímico; Vestuário; Produção de Materiais Plásticos; Produção de Minerais Não Metálicos; Piscicultura; Comércio Atacadista e Varejista.

Fonte: G1. Acesso em Absolar: https://www.absolar.org.br/noticia/uso-de-energia-sustentavel-pauta-acoes-de-6-em-cada-10-industrias-na-regiao-de-campinas-diz-ciesp/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *