Pellets ganham espaço

Utilização de pellets tem impulsionado mercado das energias renováveis no Brasil e no mundo

Uma das principais alternativas para geração de energia limpa, os pellets de madeira passam por um momento favorável no mercado mundial: o aumento nas vendas e na participação para a geração de energia limpa está consolidando estes produtos provenientes de resíduos florestais no contexto global da sustentabilidade.

A indústria de pellets começou no Brasil há cerca de 15 anos, mas agora parece viver o seu momento mais promissor. Os cilindros de biomassa vegetal, altamente compactados para concentrar o máximo de poder calorífico, possuem entre 6 e 8 mm (milímetros) de diâmetro e entre 4 e 40 mm de comprimento. Por seu alto potencial energético sustentável, o bioproduto está ganhando terreno na substituição da lenha e do carvão como fonte de energia renovável.

Um dos pontos principais para o crescimento dos pellets é a sustentabilidade. Os produtos são 100% sustentáveis e permitem a redução da emissão de gases de efeito estufa. De acordo com a Abipel (Associação Brasileira das Indústrias de Pellets de Madeira), a utilização de pellets é favorável ao meio ambiente, pois o produto é neutro em carbono, além de serem derivados de resíduos de madeira que constituem um passivo ambiental.

As vantagens já são percebidas pelo mercado internacional: a participação dos pellets brasileiros vem crescendo em todo o mundo, sobretudo na Europa. A estimativa é de crescimento para os próximos anos, tanto no mercado internacional quanto no mercado doméstico. Uma pesquisa recente da Grand View Research aponta que o mercado mundial de pellet está projetado para chegar a US$ 15,47 bilhões até 2025.

Segundo a engenheira florestal madeireira Vivian Takahashi, consultora da empresa Vale do Tibagi, o consumo de pellets cresce na Europa porque os países do continente assinaram acordos para a redução da emissão de CO², com a meta de ter, até 2020, ao menos 20% de suas fontes de energia a partir de recursos renováveis.

Leia mais aqui.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?