Lignum Latin America

Bioenergia se destaca na Semana da Madeira

Na primeira quinzena de setembro, o setor madeireiro esteve reunido em Curitiba (PR) para os eventos da Semana Internacional da Madeira. A programação contou com os eventos técnicos Woodtrade Brazil, Wood Protection e ProWood, além das feiras Lignum Latin America e ENCAPP (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta). Com apoio master da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), a Semana permitiu aos participantes debater pautas essenciais para o desenvolvimento e avaliações do mercado, abordou o suprimento de madeira, gargalos logísticos, questões legais e oportunidades para os produtos madeireiros brasileiros. Outro destaque tanto na programação, quanto nos estandes, foi a presença de empresas voltadas à bioenergia e biomassa (confira a relação completa a seguir).

Os dois eventos reuniram expositores que apresentaram tecnologias e soluções para a cadeia produtiva da madeira. Estiveram presentes nos eventos visitantes de 20 Estados da federação e de outros 14 países (Argentina, Bahamas, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal e Uruguai).

“A quarta edição da Semana Internacional da Madeira permitiu a integração da cadeia produtiva. Encontros como este, que permitem ampla troca de informações são essenciais para o momento desafiador que vivemos, onde enfrentamos novas barreiras comerciais, questionamentos sobre o abastecimento e suprimento de matéria-prima, mudanças nas políticas públicas e mais exigências em relação à certificação de produtos. A Abimci acredita que as agendas tratadas são essenciais para a definição das estratégias das empresas e servem como base para a tomada de decisões”, avaliou o presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araujo.

Nesta quarta edição, a feira Lignum Latin America foi novamente realizada no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui com 115 marcas expostas. O evento se consolida a cada edição: na última edição, realizada em 2019, antes da pandemia, estiveram presentes 101 empresas expositoras, com 7.503 visitantes do Brasil e de outros 13 países.

EMPRESAS

BENECKE

“Depois de tanto isolamento na pandemia, esse calor humano aumenta ainda mais a nossa expectativa de bons negócios”, comemorou Kurt Benecke, diretor da Benecke Equipamentos, referência em estufas desde 1953, com sede em Timbó (SC). A empresa participou da Lignum com estande bastante movimentado. “É gratificante rever os amigos e clientes de todo o país que se reúnem numa feira desse porte, podendo transmitir as novidades que desenvolvemos nos últimos dois anos. Afinal, quem vem paras as feiras quer ver novidade. A pandemia nos fez emergir da empresa e buscar melhorias para todos nossos equipamentos. Então hoje estamos com a linha de iluminação nova no mercado, com secador de lâmina, remodelado no mercado, com a estufa, a caldeira. Demos uma excelente aprimorada”, enfatizou Kurt Benecke, antecipando que a empresa está com o Projeto 70, em celebração às sete décadas que a Benecke irá completar em 2023. “Chegaremos à data com mais eficiência energética nos secadores, caldeiras e estufas”.

CONSTRUZIONI NAZZARENO (CN)

Empresa especializada na produção de máquinas para a transformação da biomassa em combustível e energia renovável, a Constuzioni Nazzareno (CN) estava representada em seu estande pelo diretor Francesco Stella, que elogiou o movimento nos três dias de feira Lignum. “A feira está muito boa, para retomarmos o contato com parceiros e clientes. Esse foi um ano complicado, para os produtos e no cenário geral, pelas eleições, mas estamos otimistas para 2023. Nossa empresa segue investindo em novos cenários, a partir das necessidades dos clientes, para oferecer as soluções mais apropriadas”, enfatizou.

Reportagem da REFERÊNCIA BIOMAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *