Energia limpa

Parque em Curitiba, no Paraná, receberá central de geração de energia hidrelétrica

O Parque Barigui, em Curitiba (PR), está se tornando símbolo de energia limpa e renovável na região. O parque receberá a CGH (Central Geradora Hidrelétrica) Nicolau Klüppel, que já está em fase final de construção e deverá começar a operar no começo do segundo semestre. A usina é localizada no vertedouro do lago do parque e deverá gerar energia para o uso de todas as suas instalações.

“Vamos economizar dinheiro e iluminar as pistas do parque com a eletricidade grátis deste rio que verte em direção ao Rio Iguaçu. Essa turbina é um símbolo para gerar consciência no Brasil”, disse o prefeito do município, Rafael Greca.

Quando entrar em operação, a usina terá capacidade de gerar cerca de 21.600 Kwh/mês (Kilowatts/hora). O volume corresponde à metade da energia consumida em todo o Parque Barigui mensalmente. A mesma quantidade seria capaz de atender ao consumo de 135 residências médias.

A construção e instalação da usina não teve custos para a prefeitura de Curitiba. A usina é resultado de doações da Abrapach (Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas): a construção da estrutura de concreto, a rosca helicoidal e os equipamentos eletromecânicos foram doados pela entidade. Nestas condições, o investimento total é de R$ 450 mil.

Leia mais aqui.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?