Energia de dejetos suínos ilumina prédios públicos

Projeto de Iniciativa envolve Parque Tecnológico Itaipu, mantido por Itaipu, CIBiogás e Copel

Uma minicentral termoelétrica de biogás com 480 Kw (kilowatts) de potência instalada em Entre Rios do Oeste, no extremo Oeste do Paraná, vai “zerar” a conta de energia de 72 unidades consumidoras da prefeitura municipal.

O projeto, que reúne o Parque Tecnológico Itaipu, mantido por Itaipu, CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) e Copel, foi inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e diretores das instituições envolvidas na parceria.

A longo prazo, a iniciativa vai resultar em economia para a população do município, além de resolver o problema ambiental causado pela grande quantidade de dejetos gerada pela produção animal local.

Entre Rios do Oeste tem menos de 5 mil habitantes, mas a quantidade de resíduos orgânicos produzidos no município é equivalente à de uma cidade de mais de 500 mil habitantes. O que antes era um problema ambiental foi transformado em solução para a economia e o desenvolvimento da cidade, por meio da implantação da minicentral.

Todo esse volume de resíduos é em função da quantidade da produção animal do município, especialmente a de suínos: são mais de 150 mil animais. Os dejetos de 18 propriedades rurais agora são tratados, transformados em biogás e utilizados para a geração de energia elétrica. Isso é feito a partir de projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu e CIBiogás, com o financiamento da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

 “Esse projeto em Entre Rios do Oeste demonstra a nossa capacidade de produzir pesquisa e desenvolvimento de qualidade na área”, disse o diretor técnico do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Rafael José Deitos. “Nossa missão como parque tecnológico é promover o desenvolvimento sustentável da região, e esse projeto que está sendo entregue nos dá a sensação de missão cumprida por hoje, mas com muito mais trabalho para o futuro”, completou.

Leia mais aqui.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?