O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, avalia que os leilões de transmissão devem atrair mais investimentos em projetos de geração eólica para o estado. “Nosso maior desafio era com linha de transmissão”, disse o governador durante inauguração do complexo eólico Aroeira, da Enel Green Power, no município de Umburanas, na Bahia.
Além dos últimos leilões para o segmento, o segmento deve ser impulsionado pela aprovação de uma Medida Provisória (MP) que vai prorrogar o prazo para que projetos de geração renovável entrem em operação com direito ao desconto pelo uso da rede, em 36 meses, adicionais ao prazo de 48 meses dado pela Lei 14.120 a partir de março de 2022.
Segundo o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, a prorrogação dos incentivos terá a função de “compatibilizar” a expansão da rede de transmissão do país com os investimentos em geração.
Em seu pronunciamento no evento, Jerônimo Rodrigues disse que a Bahia não deve ser apenas exportadora de energia. Por isso, ele busca atrair investimentos em pesquisa e ciência para o estado. “Nós dialogamos para que a BYD pudesse instalar uma unidade de pesquisa. A BYD topou”, disse. Segundo ele, a Ford também aceitou manter em Camaçari um polo para produção de peças, mesmo saindo do Polo de Camaçari.
O governador declarou que acordo semelhante será costurado com a Enel. “Provoquei e já combinei com eles aqui uma agenda em São Paulo ou Salvador para tratar do desenvolvimento de peças da cadeia produtiva, novos estudos sobre minerais estratégicos para produção de energia”