De acordo com o relatório “Perspectivas Mundiais da Energia Hidrelétrica 2023” da Associação Internacional de Energia Hidroelétrica (IHA), em 2022, foi adicionada uma capacidade hidrelétrica sustentável de mais de 34 GW em todo o mundo, sendo mais de 10 GW de capacidade de armazenamento por bombeamento.
É a primeira vez desde 2016 em que mais de 30 GW de nova capacidade foram adicionados em um único ano, segundo a Associação Internacional de Energia Hidroelétrica (IHA).
Atualmente, a energia hidrelétrica fornece mais de 15% da eletricidade global, conforme o documento, e existem 590 GW de projetos hidrelétricos em diversas fases de desenvolvimento, incluindo 214 GW de capacidade de armazenamento por bombeamento.
Embora a China continue liderando o setor ao aumentar sua capacidade hidrelétrica em 24 GW, houve um aumento de 3 GW na capacidade na Europa, em um ano sem precedentes. Tanto a América do Norte quanto a América do Sul acrescentaram 1 GW adicional de capacidade, enquanto quase 2 GW foram instalados na Ásia Central e Sul, incluindo grandes projetos no Paquistão (Karot, 720 MW) e na Índia (Bajoli Holi, 180 MW).
Atualmente, no Brasil, fontes de energia renováveis representam 83% da matriz elétrica, com forte participação da hidrelétrica, 63,8% — segundo dados do Governo Federal.
A Associação Internacional de Energia Hidroelétrica ressalta que, apesar dos sinais encorajadores de que governos, indústrias e partes interessadas estão cada vez mais reconhecendo o papel fundamental da energia hidrelétrica nas redes elétricas do futuro, ainda há uma lacuna significativa na capacidade. Conforme as estimativas atuais, mesmo se todos os projetos planejados forem concluídos, ainda será necessário preencher uma lacuna de mais de 700 GW para alcançar os objetivos de emissões líquidas zero até 2050.
O relatório destaca a necessidade de incentivar o desenvolvimento sustentável da energia hidrelétrica por meio de mecanismos financeiros e de mercado que recompensem a flexibilidade, acelerem o desenvolvimento de energias renováveis por meio de simplificação de licenças e autorizações, e incorporem práticas sustentáveis de energia hidrelétrica na regulamentação governamental.
Fonte: datacenterdynamics